terça-feira, 11 de novembro de 2014

Lexical e Semântico

Percurso de aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil:

Lexical e Semântico

Desenvolvimento linguístico:
Na aquisição da linguagem é importante o ambiente em que a criança se encontra, imitando esta o que ouve no meio que a envolve.
Na aquisição da linguagem, a criança tem a tendência a generalizar o uso dos verbos regulares para os irregulares. Exemplo: Verbo saber, em que, muitas vezes, a criança pronuncia “eu sabo”.

Desenvolvimento Lexical e Semântico:
Campo Lexical: Conjunto de todas as palavras que fazem parte de uma determinada língua.
Campo Semântico: Diz respeito ao significado das palavras.
Estes dois surgem juntos, dado que não faz sentido falar das palavras de forma isolada do seu significado.

 Sem dúvida que as palavras são a base da comunicação, não sendo possível sem elas realizar a linguagem.
Digamos, que no caminho da linguagem, “angariar” uma palavra implica o saber do significado da mesma e o seu uso repetido. Entretanto, para aceder a esse significado a criança depende do contexto em que a mesma é produzida. Deste modo, o léxico que a criança vai adquirindo está também estreitamente ligado ao contexto, o tipo de palavras que a criança ouve serão aquelas que mais tarde poderá vir a produzir.
A criança entende mais do que produz, dado que ela tem um léxico passivo mais vasto do que o seu léxico expressivo. Apesar disto, conhecer uma palavra, abarca conhecer e perceber o seu significado.
Assim, o desenvolvimento lexical acompanha não só as (novas) palavras como também estabelece ligação entre elas.
O desenvolvimento lexical vai ocorrendo de forma muito rápida durante o período que antecede a entrada na escola.
Lexical
As primeiras palavras da criança começam por ser pronunciadas  tendo em conta o meio que a rodeia e estão ligadas a  objetos que satisfazem as suas necessidades e desejos, ou a pessoas e animais do seu dia-a-dia onde a afetividade é um fator essencial. Começam então por ser formadas por duas sílabas idênticas, formadas por uma consoante e uma vogal.
À medida que a criança vai adquirindo novas palavras, quando a mesma percebe a diferença entre objetos e situações, o sentido integral das primeiras vai diminuindo.
Para o desenrolar deste processo e a criança seja capaz de associar uma sequência sonora a determinados objetos, é necessário que estejam reunidas as seguintes condições:
  • Distinguir o objeto do contexto;
  • Ter a noção de que um item léxico designa o mesmo objeto,
  • Distinguir o objeto do contexto;
  • Ter a noção de que um item léxico designa o mesmo objeto, independentemente dos lugares, posições e/ou diferentes;
  • Verificar que os atributos são independentes dos contextos  a que se aplicam e vice-versa;
  • Organizar mentalmente a relação dos objetos no espaço, registar as suas particularidades sensitivas, sentindo-as como coisas tocadas, vistas, ouvidas e saboreadas.

Desenvolvimento Lexical
 
Pode-se dizer que as palavras são a natureza de uma língua. Isto porque, sem palavras seria impossível qualquer comunicação verbal, além do que para se ser eloquente da língua não seja satisfatório conhecer todas as palavras que fazem parte do léxico dessa língua.
O desenvolvimento lexical começa muito cedo, quando a criança é capaz de atribuir significado a uma palavra que ouve frequentemente associada a uma pessoa, uma ação ou um objeto, mas prolonga-se por toda a vida. (Sim, 1946, p.18)
O desenvolvimento lexical está sobretudo ligado à consciência fonológica, dado que quanto maior é o campo lexical mais rapidamente a criança desenvolve a conhecimento fonológico.
O conhecimento lexical aumenta progressivamente à medida que a criança é exposta a novos contextos em que ocorre a mesma palavra.


Entre os 9 e 12 meses:
  • Produção de palavras isoladas (holofrase)
  • Uso de monossílabos ou repetição de sílabas (exemplo: ó-ó para cama ou para dormir, para mãe,  bo para bola, papa para comer ou para identificar um alimento). 
  • As primeiras palavras das crianças estão relacionadas com nomes de pessoas, objetos ou animais do seu dia-a-dia com significado para si. As primeiras palavras, em geral,  são constituídas por duas sílabas, sendo cada uma delas formada por uma consoante e uma vogal.




A  partir dos 18 meses :
  • Grande aumento do vocabulário, a criança produz em média 50 palavras e é capaz de compreender aproximadamente uma centena de palavras, ouvidas frequentemente na sua interação com o adulto.
  • As primeiras palavras compreendidas e produzidas estão associadas a ações específicas marcadas pelo aqui e agora. Ao compreender determinada palavra, a criança  antecipa ou realiza uma ação e a produção de uma palavra é acompanhada por uma determinada ação. A criança consegue atribuir símbolos às palavras que aparecem em contextos diferentes, mas no caso da criança desconhecer a palavra, usualmente utiliza o rótulo lexical que ela conhece, por vezes inventado, mas que expressa da melhor forma o que quer explicar, ou seja, a criança inventa palavras (criatividade lexical);
  • Produção de discurso telegráfico (2 a 3 palavras por frase)


Entre os 24 a 27 meses:
  • A criança aprende um vocabulário de 300 a 700 palavras, já faz frases de 2 ou  3 palavras, utilizando algumas preposições e pronomes.;
  • Fase da diferenciação ( a criança dá nomes a todos os objetos da mesma espécie).

Entre os 24 e os 48 meses:
 
  • Período Pré-operacional de Piaget, em que o desenvolvimento e ampliação da linguagem são caraterísticas muito relevantes. Neste período, a realidade da  criança e o mundo é visto somente pela sua perspetiva, desconhecendo a existência de outros pontos de vista.

3 anos:
    A criança detém um vocabulário muito rico, cerca de 1000 palavras, com uma construção frásica estruturada, já com algumas regras gramaticais, mas ainda com algumas incorreções
4 anos:
  • De acordo com Piaget é o  inicio  do pensamento intuitivo, em que surge na criança a emergência de frase e da sua sintaxe de base;
  • Primeiros tipos de frases: afirmativa, negativa e interrogativa;
  • Pensamento de caratér pré-lógico ( consegue dar resposta a tudo, mas ainda de forma incorreta, não raciona por dedução e reage intuitivamente);
  • Regulação intuitiva em vez de objetiva;
  • Uso de  frases complexas, muito semelhantes às dos adultos, domínio da fala bastante significativo, a memória de que precisa está na memória de longa duração, recorrendo à mesma sempre que necessita;
  • Discurso com muitas repetições de conjunções e advérbios “como” e “e depois”;
  • Se o sentido das palavras, aos 4 anos, ainda permanecer indefinido e  se variar conforme experiências subjectivas, significa que o vocabulário da criança ainda não é perfeito;



5  a 7 anos:
  • O desenvolvimento vocabular na criança desenvolve-se a par do seu desenvolvimento intelectual. Assim, a nível lexical, ao adquirir palavras novas, as suas categorias e os seus significados, a criança inicia um processo dinâmico operatório com a finalidade de as aprender.

    Ehri (1975) refere que, antes dos 7 anos, apesar das crianças já conseguirem produzir e compreender enunciados, " seu conhecimento lexical é implícito e inconsciente". ( Sylvia Domingos Barrera e Maria Regina Maluf, 203, p.493)

Desenvolvimento Semântico

Designamos por conhecimento semântico o conhecimento do significado das palavras, das frases e do discurso e ao processo de apreensão desse conhecimento chamamos desenvolvimento semântico” ( Sim-Sim e outros, 1946, p. 19)

Entre os 9 e os 12 meses:

As primeiras palavras requerem a interação com os adultos, dado que desta forma se verifica uma aprendizagem , assim como através do meio envolvente.


12 meses
  • Compreensão de frases simples, particularmente instruções

18  meses:

  • A criança já é capaz de compreender aproximadamente umas cem palavras, que por norma são ouvidas na interação com o adulto;
  • Cumprimento de ordens simples;


Entre os 2 a 3 anos:
  • Compreensão de centenas de palavras;
  • Grande expansão lexical;
  • Produção de frases;
  • Utilização de pronomes;
  • Utilização de flexões nominais e verbais;
  • Respeito pelas regras básicas de concordância;

4/5  anos: 
  • Conhecimento passivo de cerca de 25 000 palavras;
  • Vocabulário ativo de cerca de 2 500 palavras;
  • Compreensão e produção de muitos tipos de frases simples e complexas.

Até à puberdade: 
  • Domínio das estruturas gramaticais complexas;
  • Enriquecimento lexical.

BIBLIOGRAFIA:

Macias, D. (2002). A aquisição e o desenvolvimento do vocabulário na criança de 4 anos. Estudo de um caso. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.


Lima, R. (2000). Linguagem Infantil: Da Normalidade à Patologia. Braga: Edições APPACOM (pp. 71-102)

Sylvia Domingos Barrera & Maria Regina Maluf (2003). Consciência Metalinguística e Alfabetização Um estudo com criança da primeira Série do Ensino Fundamental - Psicologia: Reflexão e Crítica, pp.491-502

SIM-SIM, I., Silva, A.C., Nunes, C (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância: textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: Ministério da Educação


 



1 comentário:

  1. JT Casino | JT Casino | JT Login | jtmhub.com
    Join JT 광양 출장마사지 Casino 제천 출장샵 today. No 거제 출장샵 login needed. Play with real money. Welcome Bonus. Play Now. 통영 출장안마 Sign up now. Login or Register 삼척 출장안마 now.

    ResponderEliminar