terça-feira, 11 de novembro de 2014

Consciência (meta)linguística: níveis de conhecimento linguístico

Desenvolvimento da Consciência (Meta)linguística


Consciência (Meta)linguística:
Compreender que  a língua não é apenas um instrumento de comunicação, mas que também se assume como objecto de estudo, associada à gramática. Compreender que a linguagem se torna numa estrutura com formas e regras.
A criança vai tomando noção da própria linguagem, o mesmo se verifica quando por exemplo, a criança se corrige. ( Vaz, Tarsis. Código e Metalnguagem - Gramática - Vídeo da UC)

… a aprendizagem da leitura e escrita em sistemas alfabéticos pressupõe uma reflexão deliberada da fala que, utilizada de forma natural e eficiente pela criança nas situações comunicativas do dia a dia, deve tornar-se objeto de sua atenção consciente, a fim de permitir o desenvolvimento do que se costuma designar como conhecimento ou consciência metalingüística. A consciência metalingüística é um termo genérico que envolve diferentes tipos de habilidades, tais como: segmentar e manipular a fala em suas diversas unidades (palavras, sílabas, fonemas); separar as palavras de seus referentes (ou seja, estabelecer diferenças entre significados e significantes); perceber semelhanças sonoras entre palavras; julgar a coerência semântica e sintática de enunciados” (Sylvia Domingos Barrera e Maria Regina Maluf, 2003, p.492).




Dos 9 aos 12 meses,  surge a competência linguística com o início da capacidade intuitiva.
Entre os 17/18 e os 29 meses, a criança começa a aperceber-se que a linguagem aparece ligada ao contexto em que se utiliza.
Dos 3 aos 4 anos, a criança  vai fazendo as  suas próprias  correções e reformulações.
Dos 4 aos 6 anos,  a sua consciência linguística atinge capacidade para pensar que a língua pode ser alvo de reflexão, já toma consciência da sua identidade como locutor, permitindo correções.
Aos 6 anos, a criança já consegue refletir de forma consciente sobre as regras da gramática da sua língua. Atinge a capacidade explicativa, a metalinguagem.

Código é a ordenação lógica de símbolos que são do conhecimento de um determinado grupo. A pintura ( textura, cor..)  tem os seus códigos, tal como a música ( melodia, o ritmo…),  as roupas (símbolos socias).
O nosso maior código é a nossa língua e se não obedecer a uma ordem não há entendimento. ( Vaz, Tarsis. Código e Metalnguagem - Gramática - Vídeo da UC).

Metalinguagem é ter o código a serviço do próprio código. Exemplos de metalinguagem:
  • Usar a língua para falar da própria língua é metalinguagem.
  • Autobiografia é metalinguagem.
  • O dicionário é metalinguagem , são palavras que definem palavras.( Vaz, Tarsis. Código e Metalnguagem - Gramática - Vídeo da UC).

Compreender a estrutura das unidades linguísticas, o seu funcionamento, a ponto de
poder utilizar essa compreensão no âmbito da participação no jogo que vive das características dessas unidades, constitui uma via para a criança construir de forma aciva um conhecimento metalinguístico. (Barbeiro, Luís in O jogo no ensino-aprendizagem da língua, pág. 54).

Consciência fonológica
"Para Sim-Sim (2006) a consciência fonológica é uma habilidade metalinguística que permite às crianças ter consciência de que as palavras são constituídas por diversos sons e que podem ser divididas em unidades menores, os fonemas. Já Nascimento e Knobel (2009) entendem a consciência fonológica como uma capacidade de identificar, isolar, manipular, combinar e segmentar deliberadamente os segmentos fonológicos da língua." (Ferraz, p.3)

Esta consciência é vista como um pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita. "Esta capacidade de conscientemente identificar, isolar, manipular, combinar e segmentar os segmentos sonoros da fala é vista como uma mais-valia, até para as crianças com dificuldades específicas de aprendizagem. O desenvolvimento da consciência fonológica é gradual e depende das experiências linguísticas, do desenvolvimento cognitivo, das características específicas de cada criança e da exposição formal ao sistema alfabético." (Ferraz, p.1) Estudos provam que crianças com problemas na linguagem e na fala podem melhorar estas dificuldades através do treino desta consciência no pré-escolar.

1º e 2º mês de vida:
- evolução da consciência fonológica. A criança começa a dinstiguir os sons com base no fonema.

30º mês de vida:
- a criança consegue detetar eventuais erros na produção do seu enunciado ou no dos outros interlocutores.

36º mês de vida:
- distingue os sons da sua língua materna

3/4 anos de idade:
- apresenta uma sensibilidade às regras fonológicas da sua língua e reconhece as primeiras rimas e aliterações 

Bibliografia:

  • Ferraz, Inês et al. O Treino da Consciência Fonológica em Crianças com Problemas da Linguagem e da Fala. Disponível em <http://www.ldworldwide.org/o-treino-da-consciencia-fonologica-em-criancas-com-problemas-da-linguagem-e-da-fala> acedido em 20/12/2014

1 comentário:

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